Sobre a Educação Autodirigida
Para falar em Educação Autodirigida, necessariamente precisaremos ressignificar toda a nossa relação com a Educação e Aprendizagem que tivemos.
Vamos refletir de forma profunda sobre alguns destes temas: Desescolarização, Crenças Escolarizantes, Adultismo, Neurodiversidades, Decolonização, Desigualdade Social, Hierarquias, Privilégios, Questões de Gênero e Identidade, Branquitude, Consentimento,Patriarcado e outros temas que se fizerem necessários.
Também vamos olhar para a nossa criança interior que pode estar ferida e pode precisando ressignificar a sua forma de compreender e sentir o mundo. Isso será feito através de dinâmicas e diálogos que nos tornem possível relembrar nossos processos de aprendizagem da infância e fazer alguns mergulhos íntimos para resgatar memórias e recompor uma nova narrativa.
Se você não estiver com disponibilidade para olhar com franqueza para todos esses assuntos e como reverberam em nossas relações pessoais e consequentemente com as nossas crianças, essa Imersão não é para você.
Por outro lado, se for do seu desejo fazer esta investigação, nós temos uma jornada preparada com muito carinho, para acolher e deixar fluir essa criança interior e resgatar dentro de si seus sonhos, potencialidades, força de expressão, conexão consigo mesme e recuperar ou potencializar o seu prazer em aprender o que também vai resultar em uma prática de facilitação muito mais conectada e significativa para você e para os grupos que você facilita.
Fazemos parte da ASDE (Aliança pela Educação Autodirigida) e nossos princípios e valores são regidos, inspirados e cocriados por essa visão de mundo que propõe uma forma de lidar com o aprendizado das crianças, com profundo respeito e confiança em sua liberdade e capacidade de escolha. Se confiamos nas crianças estamos contribuindo para construir relações mais estruturadas entre os adultes, que permitem que as pessoas tenham mais confiança em si, sejam conscientes de seu papel no mundo de maneira significativa e desenvolvam projetos, estudos e trabalhem de maneira mais conectada com seus propósitos, colaboração e respeito pela vida.
Sobre as Ferramentas da Aprendizagem Ágil
As ferramentas da aprendizagem ágil são inspiradas no movimento dos agilistas que têm como documento norteador o Manifesto Ágil, no caso dos ALC’s sua linguagem e estratégias foram adaptadas para o âmbito educacional de construção de comunidades de aprendizagem, tendo como base o princípio da Educação Autodirigida.
Uma das coisas mais importantes sobre as ferramentas ágeis é que elas são para atender as pessoas e seus coletivos e potencializar as conexões e relações. É uma espécie de linguagem e não um método a ser reproduzido de maneira mecanizada.
Tendo isso estabelecido vamos sim explorar o uso dessas ferramentas ágeis para que possam apoiar na transformação de escolas, universidades, empresas e diferentes coletivos, em ambientes pulsantes de autonomia, colaboração e criatividade para que se tornem repletos de significados e valorizem as pessoas que fazem parte deles e nos ajudem a construir novas maneiras de nos relacionar com as crianças e apoiar em sua Educação.