A noção de que o conhecimento é dividido entre teoria e prática está tão naturalizada em nós que mesmo quando estamos em uma busca consciente por diferentes formas de aprendizagem, ainda há uma expectativa de um momento inicial de explicação conteudista. Se você nunca ouviu falar sobre auto direção, espera que alguém te informe e te mostre, certo?

Mas se você quer conhecer um ALC, nenhuma pessoa da comunidade vai sentar para fazer um estudo teórico de apresentação para você. Se você for em uma imersão de ALC, o evento não vai começar com oficinas expositivas para em seguida praticar a aplicação. Isso porque nós entendemos que a auto direção se aprende ao sermos autodirigidos. Não é possível conceber um binarismo entre teoria e prática e nem é o tipo de conhecimento que alguns sabem mais que outros, uma vez que a aprendizagem é natural e acontece o tempo todo. Aprender sobre auto direção é, na realidade, fazer um resgate de algo que você já tem e já sabe, mas por conta da escolarização, esqueceu.

Ao observar pessoas que buscam aprender sobre auto direção, percebi que leva um tempo para elas mudarem de paradigma. É como se elas saíssem da casa delas, deixassem o que já sabem para trás e agora se encontram no meio da selva, onde tudo é diferente e novo. Pode ser encantador ou aterrorizante. Na casa que conheciam — o velho paradigma da escolarização — alguém tomava as decisões por elas e era de certa forma confortável deixar-se guiar. No lugar que se encontram agora — a perspectiva autodirigida — elas podem se sentir perdidas por achar que não sabem para onde seguir e como caminhar. Como sobreviver na mata se eu não tenho um facão, isqueiro, alguma ferramenta?

Aqui entra a facilitação. É trazer para a consciência que cada um tem tudo que precisa dentro de si e na comunidade e estamos em um lugar seguro para fazer o que queremos nessa Natureza. É trabalho de nutrir confiança (em si, na comunidade e no devir) e exercitar a escuta para se orientar pela sabedoria interna.

Então, você quer aprender sobre auto direção? Vem aprender a fazer conosco no ALC Nature🌱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima